Na dica de hoje vamos falar de automação de marketing. A tecnologia e as tendências em mudança são predominantes em todos os setores. Hoje, ninguém quer mais realizar tarefas manuais repetitivas. Todo mundo está procurando as ferramentas que podem ajudá-los a automatizar suas tarefas de negócios.
A automação de marketing é um desses métodos que está liderando o setor de marketing em um ritmo muito mais rápido. Todas as ferramentas de automação de marketing não são gratuitas e fáceis de implementar. Mas o Mautic é uma das melhores ferramentas de automação de marketing de código aberto que certamente podem atender às suas necessidades.
Como falou, Dan Zarrella, cientista das Mídias Sociais da HubSpot: “Marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados”. E Peter Drucker, escritor, professor e consultor considerado como o pai da administração moderna: “O que você não pode medir, você não pode gerenciar”. Neste sentido a SoloWeb tem a obrigação de ajudar a sua empresa a implantar e utilizar esta excelente ferramenta. Acesse soloweb.com.br e solicite uma cotação.
A automação de marketing pode ser superlativamente benéfica para o seu negócio. Ainda assim, poucas pessoas têm dúvidas sobre a necessidade de automação de marketing. É importante esclarecer essa confusão antes de continuarmos a aprender mais sobre essa ferramenta de automação de marketing de código aberto – Mautic.
Então, se você ainda está perguntando “Por que eu preciso de automação de marketing”?
Aqui está a resposta:
- 75% das empresas já estão usando automação de marketing.
- Marcas que usam automação de marketing podem ver um aumento de até 451% nos leads qualificados.
- A automação de marketing aumenta sua produtividade em 20%.
- 58% dos profissionais de marketing usam ferramentas de automação de marketing para elaborar sua estratégia de upsell e colocá-la em ação.
Acho que esses motivos são suficientes para convencê-lo a usar a automação de marketing. Quero dizer, quem não quer aumentar leads qualificados e produtividade?
Portanto, neste artigo, vamos elaborar a automação de marketing de código aberto. Mas antes de avançar para isso, vamos primeiro esclarecer alguns conceitos básicos.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing é uma técnica que ajuda os profissionais de marketing a automatizar suas atividades de marketing repetitivas, como email marketing, nutrição de leads, campanhas publicitárias, etc. com a ajuda de ferramentas e software.
A Automação de Marketing pode ajudá-lo a aumentar suas vendas, gerar leads qualificados, alimentá-los e convertê-los em clientes.
Então, vamos começar a entender o software. Então, vou discutir como você pode usá-lo para o seu negócio. Além disso, explicarei a você seus recursos extraordinários e como isso pode ajudar a melhorar a experiência do usuário.
O que é Mautic?
Mautic é um software de automação de marketing de código aberto que ajuda as empresas on-line a automatizar suas tarefas repetitivas de marketing, como geração de leads, segmentação de contatos, campanhas de marketing, pontuação de leads, etc.
A Mautic ajuda as equipes de vendas e marketing a trazer a automação de marketing. Fornece um imenso poder para criar uma experiência mais personalizada para o público em todas as plataformas e canais digitais. Por ser uma ferramenta de código aberto, é uma ferramenta gratuita, flexível e versátil, construída conforme as necessidades dos profissionais de marketing modernos.
Por que Mautic é tão popular?
Quando falamos de ferramentas de automação de marketing, a principal causa do desconhecimento do profissional de marketing é o custo das ferramentas de automação de marketing. Nem todos os profissionais de marketing e empresas estejam dispostos a gastar grandes quantias em alguma ferramenta.
Essa é uma das maiores vantagens de usar o Mautic como sua ferramenta de marketing. Mautic, sendo uma ferramenta de automação de marketing de código aberto, é gratuita e está repleta de vários recursos. Os recursos do Mautic incluem campanhas de e-mail fáceis de criar, mensagens personalizadas, testes A/B, recuperação de carrinho abandonado, rastreamento e medição de resultados.
Vejamos agora 14 recursos que provam que o Mautic é o melhor software de automação de marketing de código aberto
1. Geração de Leads e Pontuação de Contatos.
A geração de leads é um dos trabalhos mais importantes para todos os negócios. Se você não tiver leads, quem você segmentaria a comprar seu produto ou serviço?
Aqui, os recursos de geração de leads e pontuação de contato do Mautic entram em jogo.
Podemos usar formulários Mautic, itens de foco, scripts de rastreamento para geração de leads e atribuir pontuações. Isso pode ser feito com base no comportamento e nas atividades do lead no site, como visitas à página, leitura de um e-mail, abertura de um e-mail, etc.
Após analisar e atribuir pontuações aos leads, você pode segregá-los em diferentes segmentos.
A pontuação de leads ajuda você a gerar conteúdo mais direcionado, personalizado e relevante com o qual os clientes podem se relacionar. 78% dos consumidores dos EUA dizem que o conteúdo pessoalmente relevante aumenta sua intenção de compra. Isso não é muito diferente aqui no Brasil.
2. Criação de campanha.
A melhor coisa sobre Mautic é seu construtor de campanha. Permite criar campanhas ou fluxos de trabalho com várias decisões, condições e ações. Todos esses fluxos de trabalho são bem exibidos e facilmente compreensíveis para que ninguém enfrente um problema ao entender o funcionamento da campanha.
Você pode simplesmente usar o recurso de arrastar e soltar, selecionar e adicionar condições, ações, decisões e dar-lhes um nome adequado.
Por exemplo, se você estiver criando uma campanha para recuperação de carrinho abandonado. Você pode adicionar uma ação de enviar um lembrete por e-mail para quem abandonou o carrinho. Em seguida, você pode adicionar uma condição, como quando eles abrem um e-mail, verifique se eles são elegíveis para um código de cupom. Se sim, envie um e-mail com o código do cupom depois de alguns dias. A campanha criada se parece com isso no Mautic CRM.
3. Segmentação de contatos.
A segmentação ajuda a dividir seus clientes em grupos específicos com base em diferentes critérios, como idade, sexo, localização, tamanho da empresa, renda, etc.
Com o Mautic, você também pode realizar a segmentação de clientes para criar campanhas de alta conversão e segmentação. O Mautic coleta as informações dos usuários por meio de formulários automatizados e pop-ups que podem ser usados para criar campanhas que oferecem exatamente o que um usuário precisa.
Segue um exemplo completo de segmentação de clientes com esta imagem. Explica como uma joalheria segmentará suas clientes femininas e como você deve fazer isso.
Ao selecionar o campo relevante em seu software de automação de marketing – Mautic, você pode obter facilmente a lista segmentada de todos os clientes que atendem aos critérios selecionados. Então você pode lançar as campanhas que criou para eles.
4. Itens de foco.
Focus Items é um bom recurso que ajuda os comerciantes de diferentes maneiras, como aumentar o tráfego em uma página específica. Ele ajuda os comerciantes a capturar e aumentar o número de leads.
Os itens de foco permitem que um comerciante selecione o que deseja focar, como coleta de dados, exibição de um aviso ou ênfase em um link.
Por exemplo, se seu site está em manutenção, você pode selecionar o foco “Exibir um Aviso” para exibir um pop-up. Ele informará os visitantes do seu site sobre o horário e outros detalhes da manutenção do seu site. Esse recurso também pode ser usado para exibir formulários de inscrição ou redirecionar visitantes para uma página de produto.
Após selecionar o foco, você pode selecionar como deseja envolver os visitantes, como na chegada ao seu site ou após quantos segundos deseja exibir o pop-up.
Você pode selecionar o tipo de estilo que deseja usar para envolver os visitantes. Por exemplo, se você deseja exibir uma barra no cabeçalho, uma janela de página inteira, uma notificação ou um pop-up?
Esse recurso pode te ajudar a aumentar o número de leads, vendas de um produto ou serviço.
5. Construtor de e-mail.
Os e-mails ainda são o tipo de método de comunicação preferível quando se trata de negócios. Eles são usados para nutrir seus leads, trazer de volta os usuários para concluir a compra, atualizar os leitores sobre seus artigos recém-publicados.
As pessoas podem comprar seus produtos se seus e-mails e o conteúdo dentro deles forem bem escritos e projetados.
É aqui que o recurso de criação de e-mail do Mautic é útil. Ele fornece vários modelos de e-mail que você pode usar para suas campanhas. Com esses modelos, você pode escrever conteúdo dinâmico que pode ser alterado conforme suas necessidades. Esse recurso torna muito simples criar e-mails atraentes e elegantes. Você só precisa usar o recurso de arrastar e soltar para criar e-mails que atraem usuários, gerem conversões e aumentem sua lista de e-mails.
6. Construtor de Páginas.
Um dos recursos mais significativos do Mautic é o Page Builder. O construtor de páginas Mautic permite criar páginas de destino para suas ofertas, promoções, programas e campanhas. Crie páginas de destino responsivas usando a interface fácil de arrastar e soltar.
Você não enfrentará problemas técnicos ao criar suas páginas de destino com o Mautic.. Além disso, você também pode executar testes A/B nessas landing pages e adicionar formulários para capturar leads.
Adicione formulários que desempenham um papel valioso no Mautic. Eles ajudam os comerciantes a coletar, organizar, analisar dados e o comportamento do cliente com facilidade.
7. Nutrição de Leads.
Você sabia que aproximadamente 96% dos usuários visitam seu site sem a intenção de comprar algo?
A nutrição é necessária para convertê-los em seus clientes. A nutrição de leads é essencial para todos os negócios. Ele consistentemente transforma seus prospects em clientes. Ele pode transformar seus clientes em defensores da marca. Mautic faz esse trabalho de maneira muito fácil e automática.
Ao criar campanhas de e-mail, você pode nutrir seus leads, engajá-los e movê-los para frente em seu funil de marketing. Tudo o que você precisa fazer é criar conteúdo que ressoe com o estágio do usuário. Este software entregará esse conteúdo a todos os usuários nesse estágio específico.
Se você mantiver o estágio do cliente em mente ao criar o conteúdo, você o tornará mais personalizado. Nada nutre melhor um usuário do que conteúdo consistente e personalizado.
8. Teste A/B.
Você tem tempo suficiente para testar sua estratégia de marketing, discurso de vendas e e-mails para garantir que eles tenham um bom desempenho.
Mautic ajuda você a descobrir as melhores estratégias de marketing automatizado e promocional online para o seu negócio. Ele possui um recurso de teste A/B integrado para e-mails e páginas de destino.
Use o teste A/B do Mautic para avaliar qual das duas campanhas de marketing automatizadas é mais eficaz em termos de CTR ou taxas de conversão nas páginas.
Em um teste A/B, você pode configurar duas variações de uma única campanha e enviar a elas uma parte do total de destinatários.
O Mautic permite testar vários elementos diferentes para que você possa testar qual conteúdo está engajando seu público-alvo. Pode ser uma linha de assunto de e-mail, corpo de e-mail ou um CTA ativo.
9. Acompanhamento da atividade do usuário.
Com o Mautic, você pode rastrear a atividade dos usuários que o ajudam a identificar seus interesses. Você pode fazer isso simplesmente adicionando um código ao seu Mautic CRM. Após fazer isso, ele rastreará qual página de produto um usuário está visitando, o que ele está comprando e o que não está.
Isso ajuda você a entender melhor em que tipo de produtos um cliente está interessado. Para que você possa criar suas campanhas de acordo com ele.
10. Conteúdo dinâmico para personalização.
Antes de discutir qualquer coisa sobre isso, deixe-me mostrar dados sobre conteúdo personalizado.
- E-mails com conteúdo personalizado têm taxas de transação 6x a mais.
- E-mails com uma linha de assunto personalizada têm taxas de abertura 26% mais altas.
As pessoas adoram abrir e-mails criados apenas para elas. O Mautic permite a personalização dinâmica em e-mails, formulários e páginas de destino para segmentos específicos de clientes, grupos de leads e prospects.
Pode ser qualquer coisa como você está trabalhando em sua série de e-mails de boas-vindas, conteúdo dinâmico ou outra técnica de automação de marketing. Esta ferramenta eficaz de automação de marketing definitivamente o ajudará.
11. Retenção de Clientes.
Um aumento de 5% na retenção de clientes pode levar a um aumento nos lucros entre 25% e 95%. Além disso, a retenção de clientes também desempenha um papel significativo na geração de receita de varejo.
Veja como a Mautic pode impulsionar a retenção de clientes.
Veja como a Mautic pode impulsionar a retenção de clientes.
Ele emprega mensagens acionadas, sendo uma maneira perfeita de sugerir depoimentos, solicitar análises de produtos, feedback, enviar referências, recompensas e incentivos. Isso engaja os clientes e aumenta as chances de retê-los.
Além disso, ele usa a nutrição de clientes pós-venda que oferece vendas cruzadas e upsells, envia mensagens direcionadas e personalizadas para seus clientes e monitora seu comportamento.
Todo profissional de marketing quer novos clientes e coloca todos os seus esforços em alimentá-los. Mas, eles se esquecem de nutrir seus clientes existentes e perdem grande parte de suas vendas. Consequentemente, é um fato bem conhecido que a retenção de clientes é altamente valiosa para o seu negócio.
Plataformas gratuitas de software de automação de marketing, como o Mautic, permitem que as equipes adquiram, cultivem, fechem e retenham leads qualificados de vendas.
12. Campanha crucial.
A automação de marketing eficaz facilita a compreensão da adequação do procedimento e dos gastos com marketing. Para uma pequena empresa com recursos limitados, isso pode ser mais desafiador.
Os recursos de automação de marketing mais úteis são Analytics e Relatórios (52%), gerenciamento de campanhas (46%) e nutrição de leads (46%). Torna-se óbvio que a análise e os relatórios ressoam bem.
Os profissionais de marketing executam várias campanhas de marketing por e-mail que impulsionam as vendas e comprovam o sucesso de suas campanhas.
Mas, se você não tiver dados para medir, como você faria isso?
Uma plataforma eficaz de automação de marketing inclui recursos de relatórios e análises que fornecem todos os dados valiosos de que você precisa para executar suas campanhas. Mautic se encaixa nesses critérios. Se você conectar sua loja WooCommerce ao Mautic, poderá:
- Sincronize os dados do seu cliente pelo Mautic em tempo real.
- Acompanhe o desempenho do e-mail.
- Aumente as vendas on-line.
- Converter carrinho abandonado em vendas.
- Encante os clientes com cupons dinâmicos.
Use seus dados para se manter eficaz e adaptável. Você começará a ver os resultados rapidamente. Se uma pequena empresa pode determinar quais estratégias são eficazes, ela pode dobrar o que funciona e o que não funciona. Isso significa que eles podem ganhar mais vendas e aumentar sua receita.
13. Economiza tempo.
Tempo é dinheiro. Uma plataforma de automação de marketing gratuita economiza seu tempo e dinheiro até certo ponto. Menos despesas gerais, menos preparação de email marketing, menos tempo gasto em relatórios de estatísticas, criando campanhas novas e de alto direcionamento.
Mautic reduz a tarefa geral de longo prazo. Você pode usar os recursos do Mautic, incluindo conteúdo dinâmico, decisão de campanha e lógica condicional para conquistar clientes com o conteúdo certo no momento certo. Tudo isso requer um esforço menor e único. Você só precisa configurar as coisas uma vez e o resto será feito sem seus esforços.
14. Funciona mesmo quando você dorme.
Mautic é sobre automação. Jamais descansará. Se você estiver ocupado com outras tarefas, participando de uma reunião importante ou aproveitando suas férias. Seu software de automação de marketing ainda funcionará no seu local. Tudo, desde e-mails automatizados, segmentação de contatos ou postagens em mídias sociais, será feito automaticamente.
Dica Extra: Como você pode automatizar as vendas e o marketing do WooCommerce usando o Mautic?
Isso pode ser feito facilmente integrando sua loja WooCommerce com o Mautic. Existem muitas extensões de terceiros que permitem fazer isso. Apenas se certifique de que o plug-in que você usará deve exigir um esforço manual mínimo.
Se estamos falando de um plugin que verifica todas as caixas quando se trata de automação de marketing, existe o plugin Mautic WooCommerce Integration. Ele integra sua loja WooCommerce com o Mautic em algumas etapas simples. Sincronize seus dados armazenados em tempo real no Mautic. Amplie os critérios de segmentação para que você possa bifurcar seus contatos em diferentes medidas para uma segmentação infalível.
Você pode automatizar suas vendas e marketing do WooCommerce com este plugin.
1. Convertendo Campanhas de Marketing.
Gastamos, ou de fato desperdiçamos, muitas horas criando, executando e observando os resultados de nossas campanhas. Campanhas que não convertem, não geram tráfego, não valem o seu trabalho.
Uma razão por trás do fracasso de sua campanha de marketing pode ser que ela não entrega aos clientes o que eles precisam. Com o Mautic WooCommerce Integration, você pode analisar o comportamento de seus clientes rastreando suas atividades em seu site.
Isso ajuda você a entender no que eles estão interessados. Quando você souber disso, poderá criar campanhas para exibir anúncios com os quais eles possam se identificar, fornecer conteúdo personalizado, etc. para convencê-los a comprar.
2. Automação de E-mail Marketing.
Os e-mails ainda são um dos principais canais de marketing. 81% das PMEs ainda apostam em e-mails para aquisição de clientes. Os dados mais proeminentes sobre email marketing são que as marcas podem gerar até US$ 42 em cada US$ 1 gasto em email marketing.
No entanto, lidar com todas as atividades relacionadas a e-mail torna-se difícil para as marcas quando elas têm um bom número de usuários.
Aqui, o Mautic WooCommerce Integration pode ajudar os proprietários de empresas, fornecendo-lhes recursos de automação de marketing por e-mail. Isso facilita para as marcas se conectarem com seus clientes. Simultaneamente, gera melhores resultados para as marcas.
3. Inbound Marketing.
O Inbound Marketing é um método que apoia os clientes em toda a sua jornada. Ele ajuda você a criar uma estratégia completa de um cliente em potencial a um usuário, de um usuário a um cliente e de um cliente a um defensor da marca. Ao usar a integração do Mautic WooCommerce, você pode automatizar o processo necessário em cada etapa da jornada do cliente.
Além disso, gera leads mais conscientes, educados e interessados em sua marca e produtos. Assim, você não precisa fazer muito para convencê-los a fazer uma compra.
O plug-in Mautic WooCommerce Integration ajuda você a criar campanhas precisas de inbound marketing que convencem melhor os clientes em potencial. Você pode atrair usuários por meio de páginas de destino, segmentar cliente de acordo com suas atividades, alimentá-los com conteúdo direcionado, redirecionar clientes, etc. Isso respalda seu marketing de entrada e traz leads mais qualificados para sua marca.
A automação de marketing com a integração do Mautic WooCommerce ajuda você a criar campanhas de marketing altamente eficazes para expandir seus negócios. Essa integração passa todos os dados do cliente da sua loja WooCommerce para o Mautic. Esses dados incluem informações do pedido, carrinhos abandonados, valor médio do pedido e muito mais.
No momento da instalação, essa integração cuidará dos campos personalizados necessários para sua automação. Ele cria campos personalizados no Mautic CRM. Com base nas atividades do cliente, ele sincroniza esses campos da sua loja WooCommerce com o Mautic. Essa integração também cria um alto nível de segmentação de clientes com base na frequência de compra dos clientes, valor monetário e valor médio total do pedido.
Com a ajuda das campanhas Mautic, você pode automatizar seu marketing para manter os clientes engajados.
Conclusão.
O Mautic oferece um nível diferente de automação de marketing de código aberto que aprimora a experiência geral do cliente. Além disso, não custa nada e permite que você use a automação de marketing gratuita para o seu negócio.
Não desperdice seu tempo e dinheiro em tarefas que podem ser facilmente executadas gastando uma quantidade muito pequena de tempo e dinheiro, conte conosco para fazer essa implantação em sua empresa.
E lembrando que a SOLOWEB além de oferecer Hospedagem de Sites, Servidores Dedicados, Servidores VPS com o menor custo do Brasil, também desenvolve soluções de software e realiza gerenciamento e monitoramento de servidores para sua empresa, faça uma cotação sem custo, acesse: www.soloweb.com.br